Injeção de Carvão Pulverizado - PCI
O sistema de Injeção de Finos de Carvão, proporciona uma grade economia para a Industria Siderúrgica, além de diversas vantagens.
Considerando uma geração de moinha de 10% a 12% do consumo de carvão vegetal enfornado terá portanto, a possibilidade de injetar uma taxa entre 70 a 80 quilos por tonelada de gusa produzido.
Considerando um forno com produção diária de 300 toneladas/dia e uma taxa entre 70 e 80 kilos por tonelada têm:
- 300 toneladas/dia X 80 Kg - 24.000 Kg de finos injetados.
Considerando uma densidade média do carvão de 220 Kg/m3 terá:
- 24.000 Kg/Dia X 22- Kg/m3 = 109,09 m3/dia.
Outras Vantagens:
- Melhor ocupação da área útil do forno reduzindo o carvão enfornado via topo obtendo um ganho na produtividade;
- Melhor controle nas faixas de produção do gusa controlando a taxa de injeção;
- Redução no consumo de carvão, redução de área de plantio de eucaliptos, redução mão de obra, transporte, melhoria nos créditos de carbono, eliminação da geração do resíduo, etc.
Observações:
- Estamos considerando uma taxa de substituição de 1 para 1 ou seja, para 1 quilo e pó injetado nas ventaneiras retiramos 1 quilo de carvão enfornado via topo.
- Sabemos que essa taxa poderá atingir até 1 para 1.4 ou seja, para 1 quilo de pó injetado nas ventaneiras retiramos 1.4 quilos de carvão enfornado via topo.
- Conseguem-se essas taxas devido ao aproveitamento e queima dos voláteis na região das ventaneiras, da qualidade do carvão utilizado e gerador da moinha e do teor de cinza.
- Voláteis, quando enfornados (no carvão) via topo, ao descerem, aquecem e desagrega do carvão e são arrastados pela ascensão dos gases, não contribuindo como energia ao processo de redução dos minerais.
Modelos:
- ICP-300T-120 (PCI desenvolvida para fornos com produção media de até 300 toneladas dia,com taxa de injeção de até 120 kg de pó injetado por tonelada de gusa produzido).
- ICP-500T-120 (PCI desenvolvida para fornos com produção media de até 500 toneladas dia, com taxa de injeção de até 120 kg de pó injetado por tonelada de gusa produzido).